Os benefícios do xadrez

Os benefícios do xadrez

xadrezO xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.
Para conseguir isso, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade auxilia no avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, o jogo passou a ser utilizado em escolas com objetivo de colaborar no progresso da aprendizagem.

Quando estamos jogando o xadrez estamos primeiro desenvolvendo a coordenação motora estática (É dada pelo equilíbrio entre a ação dos grupos musculares antagonistas (competidor, opositor), estabelece-se em função do tônus e permite a conservação voluntária das atitudes.), onde colocamos o corpo numa situação de repouso em relação aos movimentos a nossa volta, isso faz com que aumentemos a nossa concentração, o que é bastante essencial para a leitura e o estudo em geral, neste estágio conseguimos sair da realidade ao nosso redor. Enquanto jogamos estimulamos as áreas mentais que desenvolvem a memória, paciência e o autocontrole, a imaginação, criatividade, inteligência, além do raciocino lógico o espírito de decisão e a coragem, elementos tão essenciais a nossa vida.

xadrez-2Em 1981, psicólogo Joan Christiaen em sua tese de doutorado intitulada “Chess & Cognitive Development” comprovou a influência do xadrez no desenvolvimento cognitivo. No Brasil o psicólogo Estevan Matheus trouxe o xadrez para dentro do seu consultório, em São Paulo. Ele explica que o xadrez é um adendo à Ludoterapia ( tratamento por meio de brinquedos, divertimentos e jogos) e que há quatro anos vem utilizando no atendimento às crianças e pré-adolescentes. O xadrez também vem sendo usado como ferramenta para a Terapia Ocupacional com adultos.

Foi feita uma pesquisa dirigida pelo psiquiatra Hilario Blasco, do Centro de Saúde Mental de Collado-Villalba e Luis Blasco, presidente do “clube Xadrez 64”, o projeto “Xeque Mate ao TDAH”, que detectou melhoras escolares e de comportamento das 44 crianças e adolescentes que participaram de um primeiro experimento piloto com o xadrez.

Segundo o doutor Hilario Blasco, nenhuma das crianças deixou este “programa específico de xadrez, que produz melhorias no comportamento em casa, nas notas da escola, sobretudo em Matemática, na sociabilidade e uma redução das consultas médicas”.

Os pais dos participantes também notaram que seus filhos conseguem se concentrar mais e pensar mais tempo em seus deveres escolares sem ter nenhuma interrupção.

Segundo outro trabalho da Faculdade de Psicologia, da Universidade de La Laguna (Ilhas Canárias), a prática extraescolar continuada do xadrez melhora, nos estudantes de 6 a 16 anos, a capacidade de captação (abstração) verbal, atenção, resistência à distração, organização perceptiva, análise, síntese, coordenação visual-motora, rapidez, planejamento e previsão.

Há alguns anos atrás, quando eu era criança, participava de campeonatos de xadrez, e admito que isso pode ter sido uma grande influência no meu rendimento escolar. Um exemplo disso é que eu nunca tive nenhuma dificuldade em matemática, ou no uso da lógica.

Da mesma forma que o fígado, o coração, o baço, os pulmões, os intestinos adoecem a mente também esta propensa as doenças diversas, daí o cuidado da saúde mental se faz necessária para uma melhor qualidade de vida e nada melhor que exercitá-la com atividades relacionadas ao desenvolvimento da capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio. Jogos como Dama, Gamão, Dominó e especialmente o Xadrez dá-nos estas capacidades essenciais a nossa saúde cerebral.

 

18 motivos para aprender o xadrez:xadrez-4

1. Estimula o raciocínio lógico
2. Ativa a concentração
3. Desenvolve a tomada de decisões
4. Aguça a memória
5. Trabalha a paciência
6. Demanda a capacidade de planejamento
7. O xadrez aumenta a autoconfiança
8. Proporciona o respeito ao adversário
9. Exige responsabilidade
10. Instiga a imaginação e a versatilidade Xadrez-3
11. Maior desenvoltura ao tomar decisões.
12. Treinamento do pensamento crítico.
13. Maturidade intelectual.
14. Poder de análise de consequências.
15. Aumento da disciplina.
16. Responsabilidade das ações.
17. Habilidade de antecipação.
18. Aumento da velocidade de pensamento.

Comentários

comentários